segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Receber Comunhão na mão enfraquece devoção diante do Santíssimo, diz autoridade vaticano

A HAIA, 03 Fev. 08 / 12h00min am (ACI).- O Arcebispo Albert Malcolm Ranjith, Secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, sublinhou que ao receber a Comunhão na mão se produz "um crescente enfraquecimento de uma conduta devota diante do Santíssimo Sacramento". Em sua opinião a Igreja deveria reconsiderar a permissão para recebê-la desta forma.

Segundo o sítio Web Kath.net o Prelado fez pública esta proposta, no prólogo do livro "Dominus Est: Pensamentos de um Bispo da Ásia Central sobre a Sagrada Eucaristia" escrito pelo Bispo Auxiliar de Karaganda, Dom Athanasius Schneider, e editado pela livraria do Vaticano em janeiro deste ano.

Dom Ranjith recalcou que a Sagrada Eucaristia deve ser recebida "com reverência e atitude de devota adoração". Ressaltou que a prática de receber a comunhão na mão foi "introduzida de maneira abusiva e precipitada em alguns âmbitos" e posteriormente reconhecida pelo Vaticano. Além disso recordou que no Concílio Vaticano II nunca se legitimou esta prática.

Aqui não se trata de argumentos capciosos, recalcou Dom Ranjith, "acredito que chegou a hora de avaliar esta prática e reconsiderá-la e, quando for necessário, deixá-la", demarcou.

8 comentários:

Nunca li nada sobre este assunto, porém nunca me senti à vontade para tomar o "Corpo Divino" nas mãos. Em todas as situações possíveis tento evitar. Ás vezes parece até uma ação irregular pois todos estão tomando nas mãos. Creio que a minha repulsa pode estar vinculada à princípios que desconheço, porém minha alma deve reconhecer...

Não sinto nenhum coinstrabginmento em tomar a Eucaristia na palma da mãe, especialmente na palma da mãe esquerda e levá-la diretamente a boca. Exatamente por termos em conta que a palma da mão represente o Ventre da Mãe Santíssima. Portanto nós tomamos o Corpo Santo de Jesus na Hóstia Santo diretamente do Sácrário Vivo que é o Ventre Santo de Nossa Senhora.

Respeito a opiniãoi de alguns padres e bispos, porém não vejo que enfraqueça algo. Aliás o termo devoçãop é péssimamente colocado, já que ao se referir ao Cristo devemos lembrar que é um culto de LATRIA, e da forma que é colocado "devoção" parece-me apenas uma "piedade popular", portanto, eu que tomo o Corpo Santo do Senhor na palma da Mão Adoro-O plenamente enquanto outros que defendem que só se pode receber diretamente na boca trtam como uma piedade popular.

"Louvado e Adorado etrenamente seja Jesus no Santissimo Sacramento"

Sempre haverá esse questionamento e se coloca em primeiro lugar a dignidade e, se formos colocar o nosso ponto de vista em nome da dignidade o que teriamos que fazer? Na instituição da Eucaristia que não foi por nós homens e simples servos do Senhor, temos o seguinte discurso nesse sacrossanto Mistério Eucaristico, como sísntese de verdade: " O nosso Salvador, na última Ceia,na noite em que foi traído, instituiu o Sacrifício Eucaristico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar o sacrifício da cruz " - Tomou o Pão partiu e deu a seus discípulos... (Jo 6,55).
São Tiago (Ep.de São Tiago, III) previne contra os pecados cometidos pela língua, as mentiras, as murmurações, as calúnias e as heresias que a língua pode exprimir, e que levam mais à perdição do que as obras das mãos. A língua , lembra São Tiago, é capaz de bendizer a Deus e de maldizer do próximo (Cfr. Tg. III, 9). Por isso mesmo, então, a língua é mais nobre, porque só o que é capaz do pior é capaz do melhor. E se a língua é órgão mais fácil para pecar, ela é que precisa de mais remédio.

A princípio, dava-se a comunhão na mão, mas os abusos que isso permitia fizeram a Igreja logo mudar a forma de recepção da Hóstia consagrada, determinando que ela fosse dada na boca. Creio que já no século IX, um Concílio, em Reims proibiu que fosse dada a comunhão na mão.
E, se o Cocilio Vaticano II, não mudou a pratica e nem acrescentou, vejo a dignidade nas duas formas e não entendo o questionamento se é certo ou errado. Apenas não concordo quando se coloca o "Mistério Eucaristíco" como devoção pois não foi isso que Jesus nos ensinou.

1- De fato, a comunhão na mão foi introduzida de maneira "abusiva e precipitada em alguns âmbitos", o que demonstra índicios de que não deve ter sido feita com boa intenção. Deve ser observado que o CVII não a legitimou, o que tbem deveria ser levado em consideração pelas autoridades eclesiásticas de nossas Dioceses.
2- é evidente que em se tratando o SS. SACRAMENTO do próprio NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, não considero admissível alguém correr o risco de deixar alguma pequenina particula cair. Como todos sabem ELE está presente também nos fragmentos.
3- Ora, se o fiel crê na presença real de CRISTO no SS. SACRAMENTO como pode, em sâ consciência, correr esse risco de deixá-LO cair?
Será que aqueles que O tomam na mão têm consciência de que podem ser responsáveis pela queda de JESUS no chão? De que ELE é pisado por todos dentro da Igreja?
PENSEM UM POUCO E REFLITAM NO FATO DE QUE VCS JÁ PODEM TÊ-LO DEIXADO CAIR SEM TER VISTO. AINDA PRETENDEM CORRER ESSE RISCO? QUE AMOR A DEUS É ESSE EM QUE NÃO SE PREVINE QUALQUER PERIGO DE PROFANAÇÃO?
4- Não "tomamos o Corpo Santo de Jesus na Hóstia Santa diretamente do Sácrário Vivo que é o Ventre Santo de Nossa Senhora", ao colocar o SS. SACRAMENTO NA MÃO. Esse argumento por si mesmo é totalmente infundado. Já ouvi justificativa no sentido de que 'com a mão esquerda fazemos um trono para CRISTO'. Esse argumento seria uma piada se não se referisse a algo TÃO NOBRE COMO JESUS. A palma de nossa mão é apenas a palma de nossa mão, não representa o 'ventre da SS. VIRGEM MARIA' nem tampouco é um trono!
Aliás, quem de nós pode se compararar à SS. VIRGEM? INVIOLATA, INTEGRA ET CASTA, ES MARIA!
5- Já vi diversas pessoas 'limparem as mãos na roupa' após terem tido o SS.SACRAMENTO NAS MÃOS.
6- Nós precisamos ver a realidade do SS. SACRAMENTO como o CORPO, SANGUE, ALMA E DIVINDADE de JESUS e ZELAR para que ELE não caia no chão (ainda que em fragmentos).
7- E mesmo que muitos não queiram admitir, a prática da comunhão na mão gera o enfraquecimento da conduta devota, sim. Basta observar como as pessoas se dirigem para a fila da 'comunhão': conversando, rindo, olhando para os lados, cumprimentando os conhecidos e assim voltam também! Essa conduta não é tida por devota. É uma dispersão total. Principalmente no momento da comunhão, nossa atenção deve estar toda voltada para JESUS: devemos pensar em quem vamos receber em nossa alma. Afinal, JESUS vem ao nosso encontro. É ELE MESMO não é um símbolo (como já ouvi falar também). Qual a conduta das pessoas dentro da Igreja? Eu tenho ido a Igrejas diversas, em várias cidades e durante todos os anos tenho observado a crescente falta de respeito no lugar Santo: conversas, risadas, atendimento a celulares, falta de genuflexão ao passar diante dos Sacrários, não se ajoelhar no momento da consagração, etc. Tudo isso está relacionado à comunhão na mão e à falta de ensinamento de doutrina para os fiéis (e até mesmo para os próprios sacerdotes).
8- Ainda poderiam ser citados dezenas de exemplos de falta de devoção e respeito.
9-Concordo plenamente com o Arcebispo e espero que essa prática seja proibida.
10- O SS. SACRAMENTO é JESUS. Vamos tomar cuidado com seu corpo. Vamos prevenir quedas de particulas.
FAÇAM A CARIDADE DE REFLETIR NO QUE VCS ESTÃO FAZENDO ao tomar o SS. SACRAMENTO NA MÃO: podem pensar que estão servindo à DEUS, mas estão servindo ao inimigo, já que agem como os verdugos de CRISTO, deixando que ELE caia e seja pisoteado.

Algumas consideraçoes a proposito do tema em debate, comunhao na boca ou comunhao na mao?
1-Quem estiver com a lingua indigna, com maledicencias, palavroes, conversas indevidas, etc, nao pode comungar. Cai por terra o argumento que ouço por aí "nossa mao é mais limpa que nossa lingua".
2-A bispos e padres que exercem uma verdadeira ditadura nesta materia, exigindo a comunháo na máo. O exelentissimo sr. Bispo de Barreiras-BA - negou a comunháo a varios colegas meus em publico, porque queriam a comunhao na boca.
Um padre da cidade de Olimpia-SP, diocese de Barretos, proibiu a comunháo na boca. Recebendo a documentaçao da orientaçao do Vaticano sobre o assunto simplesmente disse, "na minha paroquia mando eu e nao o vaticano".
3-O espirito que está por traz da comunháo na mao, dentre outros aspectos, levantado por muitos teologos, é a pretensáo de afirmar o aspecto "ceïa" e náo "sacrificio propiciatorio" do Santo Sacrificio da Missa. Tese muito cara de Lutero e dos protestantes em geral.

Saudaçoes
Gabriel

Celestino José,
Quero dizer que estou de acordo com o Cardeal, pois, nota-se, a perda de reverência, ie, o respeito a Jesus Sacramentado. O sacerdote ao proferir, as orações consacratórias, a epíclese, o pão e vinho passam a ser Corpo e Sangue de Cristo, por acção do Espírito Santo.
Como nos disse o Anjo da Paz, o Anjo da Guarda de Portugal, depois, de se prostar por terra, diante da HÓSTIA e do Cálice (em que os pastorinhos foram impelidos a imitá-lo): "Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo adoro-Vos profundamente e Vos ofereço o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Cristo, em reparação pelos ultrages sacrílegios, e indiferenças com que Ele é mesmo ofendido...".
Quando fui à Terra Santa em 1987, foi connosco uma Líbanesa, pertencente ao Rito Católico Maronita, de Jerusalém a Belém,
com o Sacerdote que nos acompanhava, que era guia da peregrinação, ela participou na nossa celebração, e disse-nos, no fim, que eles prostam-se por terra durante a consagração, e antes da Comunhão. É para eles um acto de Adoração, de Latria, a Deus, a Jesus realmente presente.
Com a comunhão na mão tem-se caído na falta de respeito, para com Jesus, verdadeiramente nosso Deus e verdadeiramente Homem. Isso faz com que as pessoas perdem a noções de que estão perante Jesus, que se nos dá em Alimento, a Comunhão entre Deus e a pessoa que comunga. Para alguns parece que é um simples Pão, protestantismo.
Passaria a ser um simples pão de comunhão entre pessoas.
Mas, as Palavras de Jesus são claras, Este é o MEU CORPO, Este é O MEU SANGUE, e a Palavra de Deus realiza a Obra, o Mistério Admirável, dá-se verdadeiramente a transubstanciação, do pão e do vinho. É a Comunhão de Deus com o homem, com aquela pessoa que O acolhe, para que dê frutos.
Cada e qualquer fragmento da Sagrada Partícula, é, por definição de Fé, em Trento, Jesus inteiro, por, isso, deve-se usar sempre a patena.
Para que Jesus não seja pisado, na Comunhão na mão há esse perigo; os inimigos de Jesus, podem facilmente colocá-lO no bolso para sacrilégios e ultrages.
Sabemos que por influências protestantes, algumas comunidades católicas, abusaram e fizeram certas celebrações do mesmo tipo, em vários países da Europa,e estes actualmente estão em défice de Fé, foi o resultado dessa prática, e não só, claro...
Adoremos a Jesus Sacramentado, e a Sua Santa Mãe Maria Imaculada, comunguemos com amor, reverência, pois, vamos receber Aquele que os Céus não podem conter.
Todos os argumentos a favor caiem quando devemos defender Jesus de ser profanado, pisado, perda de fé na Presença Real e Substancial de Jesus, a perda da noção entre o pão ordinário e o "Pão da Vida" = Jesus Cristo. A nossa memória é curta.
Vamos receber Jesus na boca porque se não entrar na boca não pode ser de outro modo, para depois, entrar na tua casa, e habitar contigo!!!.

Alguém conhece alguma instrução do magistério dos papas ou dos santos doutores a este respeito?

Uma dúvida: Se eu falei palavrão ou maledicência, isso é matéria grave, pecado mortal? Ou são pecados que podem ser perdoados no Ato Penitencial da Missa?

Se isso for pecado mortal, eu comunguei sacrilegamente? Ou, pelo fato de não ter consciência plena, a comunhão não foi sacrílega?

Tenho muita dificuldade em relação a tipos de pecados, gravidade, etc... Alguém tem algum livro de doutrina, de catequese, que explique bem sobre pecado para me indicar?

Grato!

Divulgue

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More