quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Para Chávez, Venezuela faz fronteira com as "forças insurgentes" e não com a Colômbia

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que seu país não faz fronteira com a Colômbia, e sim com as "forças insurgentes do país". A informação é da agência argentina Telam.

"A Venezuela se milita a oeste, a sudoeste, a noroeste, em boa parte deste território, com as forças insurgentes da Colômbia, que têm outro Estado e leis próprias que aplicam e fazem cumprir", disse Chávez, durante a comemoração dos 16 anos da tentativa de golpe de Estado contra o governo de Carlos Andrés Pérez.

"Essa é uma realidade que não se pode desconhecer, é uma guerra interna da qual nós não participamos, e se participamos de alguma maneira, é para buscar um acordo entre as partes e chegar a um acordo de paz na Colômbia", disse Chávez.

O chefe de Estado venezuelano também disse que não concorda com a prática de seqüestro por parte das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), mas ressaltou que uma boa parte dos reféns são prisioneiros de guerra.

Hugo Chávez informou que seu governo já iniciou contatos e movimentos para a libertação dos ex-parlamentares Luis Pérez, Gloria Polanco e Orlando Cuellar: "Estamos prontos, adiantando a operação para resgatá-los, para que voltem a suas casas".

0 comentários:

Divulgue

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More