domingo, 17 de fevereiro de 2008

Atentado contra nunciatura apostólica em Caracas

CARACAS, domingo, 17 de fevereiro de 2008 (ZENIT.org).- A Conferência Episcopal Venezuelana e o Conselho Nacional de Leigos deploraram o atentado contra a sede da nunciatura apostólica nesse país.

Um artefato explosivo de baixo poder estourou em 14 de fevereiro nas portas da sede do representante do Papa em Caracas, causando danos pequenos. A fachada da sede diplomática foi também pintada com mensagens políticas.

Um comunicado emitido pela presidência da Conferência Episcopal Venezuelana manifesta sua preocupação com o atentado, assim como «pelo início de violência política que se está manifestando em várias regiões do país».

Os prelados reiteram seu «chamado à calma, à sensatez, ao respeito às liberdades e direitos constitucionais, e ao cultivo de um clima democrático».

«Pedimos às autoridades correspondentes que efetuem as investigações pertinentes para sancionar os culpados destes fatos de violência. Igualmente solicitamos ao governo nacional que realize as ações pertinentes para salvaguardar a sede diplomática do Vaticano, que é também para todos os católicos venezuelanos a casa do Santo Padre na Venezuela».

Os bispos reiteram seu apoio ao núncio apostólico, o arcebispo Giacinto Berloco, e lhe garantem suas orações «por suas intenções assim como pelo bom desenvolvimento de sua gestão diplomática e pastoral».

Por sua parte, o Conselho Nacional de Leigos confessou seu alarme perante «esta escalada de violência incontida por parte dos agressores, cujos fins não visualizamos, e alimentada pela esquiva das autoridades em dar proteção a uma sede diplomática que em pouco tempo foi agredida em repetidas ocasiões».

0 comentários:

Divulgue

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More