segunda-feira, 14 de julho de 2008

Brasil é dúbio com terror, diz ideólogo uribista

Folha de S. Paulo, terça-feira, 8 de julho de 2008

Eliane Cantanhêde

Bogotá — Assessor e ideólogo do presidente Álvaro Uribe, apesar das origens de esquerda, o advogado José Obdulio Gaviria, 56, não desmente um certo mal-estar com a posição considerada dúbia do Brasil em relação às Farc.

— E a reação externa? O Brasil, por exemplo, é contra o terceiro mandato de Uribe.
— Lula é contra por princípio, até era contra a primeira reeleição. Mas ele está aí, reeleito, porque já a haviam aprovado. Ele e seu partido não acreditavam no sistema, e é legítimo. Outros acreditamos, o que também é perfeitamente legítimo. Para nós, é uma questão de engenharia constitucional, não de princípios.

— Não preocupa a Colômbia o seu isolamento na região?
— Não, porque isso é falso. A Colômbia está no Mercosul, na CAN [Comunidade Andina de Nações], desenvolve tratados de livre-comércio com o Canadá, com os EUA, com a América Central, com o Chile. Que isolamento é esse? Temos boas relações com todos os países das Américas, com a exceção do Equador.

— Há uma percepção na Colômbia de que o governo Lula é dúbio ao tratar das Farc?
— Eles vêm de uma percepção das Farc como movimento de esquerda, como militantes da esquerda latino-americana, e estavam equivocados. O que as Farc fazem é terrorismo, não importa se é de esquerda ou de direita.

— Então, há certa condescendência do governo com as Farc?
— Havia contatos no Foro de São Paulo. Espero que isso esteja totalmente rompido e que o governo brasileiro tenha o mesmo desprezo que toda a humanidade tem pelas Farc.

0 comentários:

Divulgue

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More