domingo, 29 de novembro de 2009

Climagate

Marcelo Leite

E-mails roubados por hackers revelam que cientistas não são santos

A uma semana da conferência sobre mudança do clima em Copenhague, os "céticos" do aquecimento global marcaram um tento. Conseguiram meter uma cunha na credibilidade dos que defendem que ele é uma realidade e que a ação do homem ("antropogênica") é decisiva para agravar o efeito estufa.

O caso já ganhou apelido: "climagate". Hackers não identificados puseram na rede cerca de mil mensagens de e-mail e uns 3.000 documentos surrupiados de um servidor da Unidade de Pesquisa do Clima (CRU, em inglês) da Universidade de East Anglia, Reino Unido. Alguns deles realmente são, ou soam, comprometedores.

Os documentos que vieram à tona, até agora, não parecem comprovar nenhuma conspiração para passar por verdadeiros dados falsos sobre o aquecimento global antropogênico. Mas mostram que alguns adversários dos céticos não são santos.

A suspeita inicial mais grave era de manipulação de dados. Concentrava-se numa frase de Phil Jones, do CRU: "Acabei de finalizar o truque de Mike [Michael Mann] na [revista] "Nature" de acrescentar as temperaturas reais a cada série para os últimos 20 anos (isto é, de 1981 em diante) e desde 1961 para as de Keith [Briffa] a fim de esconder o declínio".

Que soa como manipulação de dados, soa. Mas as explicações sobre o contexto da frase também soam plausíveis. O blog de climatologistas pró-aquecimento RealClimate diz que se trata de compatibilizar dados de diferentes fontes (geleiras, densidade de anéis de crescimento de árvores, medidas reais etc.).

As estimativas de temperatura obtidas indiretamente por Briffa a partir das árvores divergem do registro de temperaturas reais medidas nas décadas recentes, e por isso o próprio autor recomenda que não sejam usadas. O "truque" seria só um ajuste, alegam seus defensores no RealClimate, embora sua composição com o verbo "esconder" seja para lá de suspeita.

É preciso ser ingênuo, ou ignorante de como a pesquisa científica de fato funciona, para enxergar aí um pecado mortal. Em todas as áreas de investigação pesquisadores escolhem e apresentam os dados mais favoráveis para sua tese. Criminoso seria só se escondessem medidas e informações capazes de contradizer sua conclusão (e os dados de Briffa foram publicados).

Outras mensagens indicam que os adversários dos céticos se organizavam para fechar-lhes as portas dos periódicos científicos, ao mesmo tempo em que acusavam o inimigo de não conseguir publicar artigos nas revistas reconhecidas. Feio, não é?

Ninguém consegue enganar todo mundo o tempo todo, porém. Bons estudos sempre acabam editados, mesmo que contrários ao paradigma dominante. Em especial se vierem lastreados em medidas e explicações sólidas. E está aí a internet para não deixar ninguém órfão.

De todo modo, é bom seguir o conselho da economista Megan McArdle em seu blog no sítio da revista "The Atlantic": tomar com um grão a mais de sal, de ora em diante, o argumento "ausência de publicações". Bem mais grave é outra suposta mensagem de Jones pedindo a Mann que apagasse e-mails objeto de um pedido formal de divulgação dos céticos, por meio da legislação britânica de acesso a informação. Não está claro ainda se as mensagens foram de fato deletadas, o que seria crime.

O simples fato de alguém se sentir à vontade para fazer um pedido desses por escrito sugere que os envolvidos de fato têm algo a esconder. Como, de resto, todos aqueles que acreditamos em sigilo de correspondência.

Fonte: Folha de São Paulo, domingo, 29 de novembro de 2009

4 comentários:

À mim, quer me parecer que todo êsse "barulho" que está se fazendo sobre o propalado aquecimento global não passa de pretexto da esquerda improdutiva para aumentar a carga tributária da população que realmente trabalha e produz.
a)José Reinaldo Pedroso de Mello
Tatuí(SP)
reinaldodemello@hotmail.com

O Marcelo Leite colocou apenas panos quentes sobre o assunto. Quem acompanha os artigos dele, sabe que ele defende com unhas e dentes a tese do Aquecimento Global Antropogênico. Os envolvidos no escândalo não fizeram apenas malcriação, e são a cúpula dos que defendem a referida tese. Tudo indica que eles destruiram dados que desmentiam a sua teoria, chantagearam revistas científicas e seus editores, caluniaram e difamaram seus concorrentes, criaram softwares viciados para validar o que queriam, além de terem sistematicamente sonegado informações a respeito de suas pesquisas. Não se tratam de apenas mais algumas pesquisas, mas das duas principais sínteses de temperaturas globais usadas pelo IPCC(vale lembrar que os protagonistas desse escândalo formam a elite do IPCC). Quando você escuta que as temperaturas aumentaram 0,8°C em 150 anos, é baseado nessas fontes.
Para quem acredita que equívocos não se sustentam por muito tempo na ciência, basta lembrar que a inferioridade intelectual dos negros foi verdade por muitas décadas para os cientistas, e foram feitas milhares de pesquisas que provavam isso.

meu Deus... eu acho que estou cansada de ver essas coisas acontecerem!
Gente, é mais fácil lançar uma "notícia bomba" para distrair as pessoas do que está acontecendo de fato! VCS NÃO PRECISAM DE CIENTISTAS pra verem que o mundo vive um CAOS... As geleiras estão despencando, enchentes todos os dias... gente desabrigada em tudo que é estado e lugar... e não está acontecendo nada? que mundo vcs acham que estão vivendo???
abraços

BEM OUTROS PLANETAS DE NOSSO SISTEMA SOLAR ESTAO SE AQUECENDO SIM NOS POLUIMOS E MALTRATAMOS MUITO A NATUREZA...MAS ENTAO COMO SE EXPLICA O AQUECIMENTO FORA DO NOSSO PLANETA...E NO NOSSO TBM... PELA ATIVIDADE SOLAR...O AQUECIMENTO GLOBAL EH UMA FALACIA PARA NOS COBRAREM MAIS IMPOSTOS PENSEM UM POUCO COMO O CO2 QUE EH O ALIMENTO DAS PLANTAS ESTARIA PROVOCANDO O DERRETIMENTO DAS GELEIRAS E VALE LEMBRAS QUE GELEIRAS SE DERRETEM TODO ANO QDO CHEGA O VERAO...A TV ,MANIPULA NAO ACREDITEM NELA

Divulgue

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More